Tunisia


Tunisia

Olá pessoal! Desculpem a demora de nova postagem, a internet foi dificil em Tunis... na verdade estou no Marrocos agora, mas não posso deixar de contar sobre este que foi um capítulo a parte e muito especial em minha jornada pelo oriente!

Apóz finalizar dois meses de contrato em Abu Dhabi, estava confirmado: Natal e Ano Novo em Tunis – Tunisia!!!
Finalmente a chance de conhecer o antigo oriente e pisar o solo sagrado de nossa Mãe Africa. Fazer as malas e se despedir dos amigos e pessoal do trabalho, sempre bate a saudade... mas com alegria e a senssação do dever cumprido nesta bela temporada em Abu Dhabi! Função de aeroporto, sempre cansativa e um pouco estressante... com novas expecativas vamos lá, iala: tudo novo denovo!
Chegada em Tunis: Novos desafios pela frente a começar pela comunicação, pois aqui a maioria das pessoas só fala árabe e francês... mas esta tem sio uma das melhores lições nesta viagem, descobrir que a lingua não é uma barreira entre as pessoas e que desenvolvemos novas formas de comunicação:
Salve a Mímica!!!!!
Logo na chegada fiquei ssabendo que dançaria em um lugar diferente do que haviam me passado... tudo bem, adaptação...mas este lugar teve problemas em relação a autorização para bailarinas estrangeiras, imaginem só! Na noite de Natal recebo a ligação do meu empresário dizendo que talvez tivesse que sair da Tunisia,,, buáááááááááá, não quero ir embora please! No fim, graças a Deus deu tudo certo!
O lugar de trabalho, restaurante Bagdad, fica na principal avenida do centro de Tunis. Público e show diferente, seis músicos maravilhosos e a interação com a platéia muito maior pois boa parte do show dançava entre as mesas.
Tunis é conhecida como a capital do jasmim, muitas vezes recebia flores do público, colares de jasmim, presentes da Terra pra abençoar a dança!
Morei em um apartamento no lindo centro de Tunis, onde podemos perceber ares europeus misturados a bela arquitetura tradicional árabe. Muitos cafés pela cidade, lugares muito fenquentados pelos tunesinos que apreciam tomar chá e fumar arguile (chicha).
Mais uma vez abeçoada por novas amizades, Adriana Costa (bailarina brasileira), Marilin (bailarina argentina), amigas incríveis que fizeram minha vida mais feliz assim como os queridos amigos tunesinos Hanan, Michel e Fakry.
Conhecer as pessoas locais me permitiu chegar mais próxima da cultura e conhecer lugares incríveis, experiências mágicas como andar pelo lugar mais antigo de Tunis, a Medina, onde fica o inexplicável souk (mercado) com suas infinitas lojas de artesanato, jóias, especiarias, perfumes, tapetes, nossa quanta arte!!! Tudo lindo, paraíso para artistas e amantes da refinada arte oriental!
A Tunisia também é famosa pela arte em mosaico e suas belas portas (desfrutem as fotos). País cheio de história por onde passaram diferentes civilizações como: gregos, romanos, franceses, italianos... estive nas ruinas de Carthage, por onde passaram os gregos, é muito impressionante a experiência de pisar em terras com tantas memórias, lembranças e conhecimentos de culturas ancestrais.
Outro lugar que ficará sempre gravado em meu coração é Sidi Bou Saidi, com suas casas em azul e branco, portas mágicas e arte por todos os lados! O lugar recebeu este nome pois ali viveu um homem santo, Sidi (santo) Bou Saidi, que tinha muitos dicipulos. Hoje é um lugar turistico e reduto de artistas que oferecem sua bela arte. Imperdível para todos os visitantes da Tunisia.
Alé da oportunidade d conhecer este lindo país meu objetivo tamb´sm era poder estudar a dança tradicional tunesina. Não foi fácil encontrar alguém para me ensinar, mas graças as Deusas da Dança pude entrar em contato com a mais pura tradição do folclore tunesino! Michel foi a ponte para conhecer a Diva do folclore local Fatima Bouseha, que abriu as portas de sua casa e me apresentou sua parceira de trabalho Saida, bailarina que traz em seus genes a pura tradição da dança tunesina.Aprender com estas duas mestras foi uma das melhores experências que ja tive em minha vida como bailarina! Chegar perto da verdadeiras raízes da Dança Oriental, sentir a pureza e a celebração que é passada de geração a geração através da música e da dança, mantendo a identidade, acultura e alegria de viver deste povo!
Aishak (obrigado, que Deus te dê em dobro), Allah ykhallik (que Deus te abençoe a todos!)
Tunisia – pra sempre em meu coração!!!
Inshallah (se Deus quiser) poder voltar em breve!

Um mês e meio de trabalho, hora de fazer as malas denovo! O coração abençoado por tantas experiências maravilhosas e muito aprendizado!

Agora rumo ao Libano, conhecer o escritório do meu empresário libanês Mr. Toros e definir sobre meu próximo contrato: Marrocos!
Fiquei uma semana lá, foi ótimo conhecer a base de trabalho deste grande empresário que é Mr. Toros, pessoa muito muito respeitada e experiente no meio artístico que atualmente trabalha com mais de 2.000 artistas entre, cantores, bandas e bailarinas. Novas amizades com bailarinas brasileiras, Lucy, Carol, Ivna, Juli e Anisah, bons momentos juntas no Libano!

Mais um sonho que se realiza: trabalhar no Marrocos, voltar a Mãe Africa!!!
Novos figurinos na mala e a emoção de estar indo para este país incrível!

Em breve: A chegada no Marrocos...
Começa agora um novo capítulo nesta jornada, mas posso adiantar que é imperdível, venham comigo descobrir a magia e o explendor do norte da Africa por terras marroquinas!!!
Assalamu Alaykom!!!

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi, Ka! Legal perceber todas as oportunidades que vc estah tendo! O mundo estah maior! E, ao mesmo tempo, menor! Viu? Os antigos planos agora sao realidade!!! Bjs, sucesso e bencaos de Deus. E, quem sabe, um dia nao vens dancar aqui pelas terras do Norte...
Ana, Cris, Julia e Laura

Anônimo disse...

Karina, estou muito feliz em receber notícias tuas e das tuas experiências com a dança e com a tua vida aí nessas terras distates e de costumes tão diferentes. Como alguém que adora viajark, só imagino as experiências do dia a dia que estás tendo. Isso é inexquecível, amiga, e para sempre fará parte da tua bagagem tanto de experiências, quanto emocional.Essas vivências nos modificam. Não já como ficar neutra com relação a elas, não é?

Seja muuuito feliz, querida. Estás sempre no nosso coração. Muitas saudades por aqui. "Que Deus te gruarde na pala ma Sua mão até nos encontrarmos novamente", Karina. Beijos Sylvia

 
MSN: karina_iman@hotmail.com | | | | |

Copyright © 2009 Karina Iman |Designed by Templatemo |Converted to blogger by BloggerThemes.Net

Usage Rights